segunda-feira, 11 de agosto de 2014

100# Receita do dia!

As mulheres (principalmente) adoram assistir programas onde tem um quadro de receitas, tipo Ana Maria Braga, Edu Guedes...



Chega a hora da receitinha do dia, é papel e caneta na mão pra anotar os ingredientes! E depois é só fazer o teste na cozinha; é ou não é assim??

“Nossa, que bolo gostoso tia! Onde você aprendeu??”

“O Edu Guedes que me ensinou!” ou  “Peguei a receita na Ana Maria...”

Eu acho legal quando a pessoa mistura os ingredientes da receita que parecem não ter nada a ver, mas no final faz um prato diferente que dá vontade de pegar pela TV para experimentar!



Mas tem um cozinheiro na Bíblia que nunca seria convidado para participar de um programa de culinária, o cara era um perigo! Hoje nós vamos assistir o que aconteceu com uma receita de Caldo de Ervas em 2° Reis 4...


Eliseu estava dando aula para alguns profetas em Gilgal e pediu para seu empregado colocar a panela no fogo e fazer um caldo de ervas para servir no “recreio”.

Então, um dos profetas saiu pro campo pra colher algumas ervas, afinal era parte da receita! Mas, no meio do caminho, ele achou uma árvore, uma videira brava, com umas frutas diferentes chamadas “colocíntidas” e teve a ideia de incrementar a receita.

A bíblia diz que ele apanhou todas as que pôde carregar na sua capa. Então voltou, cortou as frutas em pedaços e jogou dentro da panela, não sabendo o que eram. (2 Reis 4:39)



Colocíntida é uma fruta parecida com uma pequena melancia, mas com gosto de pepino amargo. Se comido em excesso podia causar a morte...e o pior: tinha efeito de PURGANTE! Que cara gente fina esse profeta, né? Amigão mesmo!

Então mexeram bem o caldo, misturaram bem e deram de comer pros alunos. Mas quando colocaram a comida na boca e perceberam que algo estava estranho ali, começaram a gritar para Eliseu:

“HOMEM DE DEUS! O CALDO ESTÁ ENVENENADO!!”

Mas Eliseu, dando uma de chef de cozinha, pediu para que trouxessem farinha. Ele colocou a farinha na panela, deu uma mexida e todos puderam comer, pois a farinha tinha anulado o efeito do veneno.


O que podemos aprender com esse crime da culinária?


1 – Não invente ingredientes, siga a receita

Nós temos a mania de sempre fazer as coisas do nosso jeito, pensando que sabemos de tudo! Somos o chef! Mas tudo o que temos que fazer está na receita que Deus nos deu: a Bíblia.



Nossa vida não pode se basear em “boas idéias” que surgem em nossa cabecinha. Olha que legal o que Moises diz em relação à receita que Deus nos deixou:

“Os mandamentos que hoje estou dando a vocês não são difíceis de entender, nem de cumprir.

Não estão lá em cima, no céu, de modo que vocês perguntem: “Quem subirá até o céu a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?”

 Nem estão do outro lado do mar, de modo que perguntem: “Quem atravessará o mar a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?”

Pelo contrário, os mandamentos estão aqui com vocês; vocês os guardam no coração e podem recitá-los e por isso devem cumpri-los.” (Deut. 30:11-14)

A receita de Deus, que é a Bíblia, deve estar em nosso coração e em nossa boca, não precisamos adicionar ingredientes desconhecidos a essa receita, apenas fazer o que ela manda!


2 – Não julgue o ingrediente pela aparência

O profeta que foi colher ervas no campo deve ter achado a colocíntida uma fruta diferente que devia deixar o caldo ainda mais gostoso! Mas, apesar de parecer uma pequena melancia saborosa e doce, tinha o gosto de pepino amargo!

Tome muito cuidado quando algo que você não conhece parecer a melhor opção pra você; quando aquele menino ou menina atraente faça você pensar que SEM DÚVIDAS é a pessoa da tua vida!!! Quando aquilo que te traz uma alegria e paz momentânea seja a solução dos teus problemas! Pode ser uma colocíntida bonita, mas com efeito de purgante, cujo veneno pode te matar!



“...porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:7)

O dono de todas as nossas receitas sabe os melhores ingredientes pra nossa vida; ele não olha a aparência, mas o valor real do que ele quer nos dar! Como não depender de um Deus assim? Dependa de Deus e peça auxílio a Ele para saber os melhores ingredientes para te sustentar!


3 – Jesus tirou todo o veneno do nosso caldo!

Eliseu usou farinha para desenvenenar o caldo que o homem tinha envenenado quando decidiu fazer sua própria receita, escolhendo a fruta errada.

Jesus usou seu próprio sangue para tirar o pecado que o homem tinha cometido quando decidiu fazer sua própria escolha, desobedecendo a Deus, escolhendo a fruta proibida!



Deus sempre quis que o homem fosse nutrido e alimentado por Ele, mas o homem escolheu fazer sua própria receita, comendo da fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal. Então, teve que enviar Jesus, para que Seu sangue nos purificasse de todo veneno do pecado e da morte que isso nos causaria!

E hoje podemos voltar a ser alimentados por Deus e ter uma alimentação saudável através da receita Dele, porque o sangue de Jesus tirou todo o efeito do veneno do pecado!!

“ Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:7)




Então é isso aí!! Você já sabe o que fazer!

Faça a receita de Deus, apenas com os ingredientes que Ele te dá e, caso você peque, peça perdão e o sangue de Jesus vai te purificar de todo esse veneno!!



Deus abençoe e mão na massa!!

Jean Xavier - Remake Blog Gospel Jovem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...