terça-feira, 17 de julho de 2012

27# Suarabácti e Anaptixe?? [Jean RTV]

A primeira vez que eu vi essas palavras, fiz a mesma pergunta que você acabou de fazer: o que é isso??

Eu fui apresentado a elas no meu primeiro ano do curso de Letras na universidade. E eu achei essas pronúncias tão loucas que nunca mais esqueci!


Na verdade, “suarabácti” ou “anaptixe” (dá no mesmo) acontecem quando acrescentamos letras nas palavras onde, na verdade, não tem! Por exemplo, ao invés de falarmos “pneu” falamos “pEneu”, ou ao invés de falarmos “advogado” falamos “adEvogado”, e assim por diante!

E é ou não é verdade...nós damos risada mas, sem querer falamos assim no nosso dia a dia, não é?? “A INTERNETE não ta CONEQUITANDO!” “Meu sonho é ADIQUIRIR minha casa própria!” “Ser professor de português foi minha OPIÇÃO” (sim, percebe-se).

Nós estamos tão acostumados a colocar letra onde não tem, que nem ligamos pra isso! Acabamos inventando palavras novas!

E se pensarmos em nossa vida cristã?? É tão fácil a gente acrescentar coisas que não existem na Palavra de Deus, não é?

Tem coisas que, de tão tristes, chegam a ser engraçadas! Por exemplo, aquelas pessoas inspiradas que soltam uma frase sábia e falam que está em Provérbios, em Salmos, em Eclesiastes, mas na verdade nem na Bíblia está!

“Como diz o apóstolo Paulo no livro de Romanos: quem tem boca, vai à Roma.”

“Nos santos evangelhos fala que Pilatos lavou suas mãos e disse: Só sei que nada sei...”

“É como está escrito: de grão em grão a galinha enche o papo. E nesse momento o galo cantou...”

“As pessoas boas devem amar seus inimigos, disse o sábio Salomão.”

Tá, eu posso estar exagerando um pouquinho...mas têm alguns textos na Bíblia que falam sobre acrescentar coisas à Palavra de Deus:

1)      Deuteronômio 4:2“Nada acrescentareis ao que vos ordeno, e nada diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que vos ordeno.”

Aqui Moisés é bem claro com o povão. Não coloquem nada a mais e não tirem absolutamente nada da lei de Deus. Assim vocês vão obedecer os mandamentos do Senhor.

E isso é muito interessante! Porque o segredo da obediência é cumprir exatamente o que diz a Bíblia! É tão simples, mas nós complicamos. Quando as coisas não estão indo muito bem pra nós, é só pararmos e analisarmos: estou fazendo exatamente o que a Palavra manda, ou estou acrescentando só uma coisinha que estava faltando na Bíblia, só pra dar uma força? Faça exatamente o que a Bíblia manda.



2)     Provérbios 30:6 – “Não acrescente nada às palavras de Deus, para que não te repreenda e seja achado mentiroso.”

Salomão, o homem mais sábio que já existiu, aprendeu essa frase com um cara chamado Agur. E olha que pra ser inspiração para o Rei Salomão esse tal de Agur merece nosso respeito!

Ele já fala o outro lado de acrescentar palavras às palavras de Deus. Ele diz que se fizermos isso seremos mentirosos! Muita gente estuda a bíblia só pra poder distorcer a Palavra e usá-la para o seu próprio benefício!

“Briguei com um cara e meti um soco na cara dele. Como eu sabia que ele era crente meti logo outro soco do outro lado, porque sabia que ele ia me oferecer a outra face.... como diz a bíblia né? Fui usado para cumprir a Palavra de Deus na vida dele! Aleluia!”

E tem gente pior, que distorce a Palavra quando vai ensinar alguém que nunca leu a Bíblia! Tenha isso em mente: se acrescentarmos alguma coisa à Palavra de Deus, nos tornamos mentirosos. É a tua palavra contra a palavra de Deus! Quem ganha??



3)     Apocalipse 22:18,19 – “Eu advirto a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro. E se alguém tirar quaisquer palavras desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro.”

Precisa dizer alguma coisa?? Eu hein...


 Só nos resta fazer uma coisa. Fazer, pregar, falar e viver exatamente o que Deus falou, nada a mais e nada a menos. Em Mateus 5:18 está escrito que nem um ‘ j ’ ou um ‘ ~ ‘ passará em branco da lei sem que tudo se cumpra.


Com Deus não tem Suarabácti nem Anaptixe! Então viva dentro da plenitude da Palavra! Fica a dica!
A OPIÇÃO é sua.

JEAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...