quarta-feira, 5 de setembro de 2012

34# Jogo dos 7 erros [Jean RTV]


Quando vejo um jogo dos 7 erros, seja num livrinho ou na internet, eu não consigo fazer outra coisa até achar os 7 erros. Eu não paro de procurar até encontrar!
Às vezes eu começo achar erro até onde não tem! Eu sei que tem mais gente que é assim também! Qualquer errinho de impressão no desenho você marca como um erro!
 
Se lermos Provérbios 6:16-19, encontramos um joguinho dos 7 erros, mas com uma diferença: nosso amigo Salomão já revela as respostas! Vamos ler!
“Há seis coisas que o Senhor odeia, SETE que ele detesta:”
 
1-     OLHOS ORGULHOSOS“O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?” (1 Coríntios 5:6)
Deus odeeeeeia o orgulho! Quer uma prova disso? A bíblia diz que Jesus, mesmo sendo Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus! Imagine se Jesus fosse orgulhoso enquanto estava aqui na terra??? Ele perderia toda a autoridade, respeito e seria uma pessoa insuportável!
Imagine se a cada milagre que Jesus fizesse ele dissesse: “Desculpa pessoal, mas só eu consigo fazer isso...podem treinar, praticar, tentar fazer igual, mas do jeito que eu faço, só eu mesmo. Deus me disse: desce e arrasa.”
Mas apesar de ser Deus, de ter todo o poder, fazer milagres, ser o mais sábio de todos os homens, ele era também o mais humilde e por isso Deus o exaltou! Várias vezes, depois de realizar milagres de cura, Jesus falava para a pessoa ir em paz e não espalhar que foi curada. Isso é humildade!!
Hoje em dia é muito difícil vermos alguém fazer coisas grandes ou até mesmo fazer obras de caridade sem precisar sair contando pra todo mundo. Deus quer que a gente ache esse primeiro erro em nossa vida e elimine o quanto antes!
 
 
2-     LÍNGUA MENTIROSA“...a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.” (Tiago 3:8)
Ai ai ai...língua mentirosa. Já encontramos o segundo erro que Deus odeia. Você já mentiu alguma vez? Se respondeu “não”, parabéns! Essa foi sua primeira mentira!
A bíblia diz em Tiago que a língua é o menor órgão do corpo, mas é o mais perigoso! É dela que saem bênçãos e maldições e isso está muito errado! Hoje a mentira se tornou tão comum que tem gente que dá a desculpa de que “NÃO ESTÁ MENTINDO, SÓ ESTÁ OMITINDO!”
Não importa o tamanho da mentira que você conta, mentira é mentira!
Apocalipse 14 fala sobre algumas pessoas que estarão no céu louvando a Deus em cuja “boca não se achou nenhuma mentira; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.”
É exatamente isso que devemos ser: IRREPREENSÍVEIS no nosso falar! Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, ou seja, se você viver no Caminho da Verdade, você terá a Vida!
Que de nossa boca saia apenas a verdade, para que ninguém possa nos acusar de nada!!
 
 
3-      MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE – “E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar.”  (Mateus 23:35)
O terceiro erro do nosso jogo. Matar gente inocente.
Se você estudar a bíblia, vai perceber que Deus valoriza muito o sangue; é no sangue que está a vida. Desde o primeiro homicídio da história da humanidade (quando Caim matou Abel) Deus já deixou bem claro que ele odeia isso.
Hoje em dia esse terceiro erro é muito comum! Filho matando pai, pai matando filho, marido matando esposa, esposa matando marido, etc, etc...
Um dia Deus vai cobrar as vidas tiradas de pessoas inocentes e, se não houver um verdadeiro arrependimento de quem as tirou, essa pessoa vai ser condenada.
Se isso está na lista das 7 coisas que Deus mais odeia, por outro lado você pode imaginar o quanto Ele te ama porque mandou seu filho inocente aqui pra terra pra morrer por nós, os verdadeiros culpados!
 
4-     CORAÇÃO QUE TRAÇA PLANOS PERVERSOS – “Tu rejeitas todos os que se desviam dos teus decretos, pois os seus planos enganosos são inúteis.” (Salmos 119:118)
Deus conhece o coração de todo mundo e sabe o que estamos planejando e com que intenção estamos planejando algo!
Ele tem poder de fazer com que nossos planos prosperem ou não. Ele pode permitir que algum plano nosso dê certo ou dê errado. Muitas vezes Ele deixa um plano errado acontecer em nossa vida pra gente aprender a não ser teimoso!
E é muito interessante o que diz esse versículo acima: “os seus planos enganosos são inúteis.” Nós podemos ter o plano mais bem elaborado, mais bem pensado e preparado estrategicamente para dar certo, mas se não estiver de acordo com a vontade de Deus, pode ter certeza que não vai ser bom pra você! Vai ser inútil!
Deus detesta um coração que faz planos maus. Temos que achar e corrigir esse erro em nossa vida e fazer com que os planos de Deus se realizem!!
 
5-     PÉS QUE SE APRESSAM PARA FAZER O MAL“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal". (1 Pedro 3:12)
Esse versículo diz tudo! Deus abençoa quem faz o bem, e castiga quem faz o mal!
Tem gente que não vê a hora do outro se dar mal, né? Fica torcendo pra que o  vizinho não consiga comprar o carro novo, não vê a hora do colega de trabalho ser castigado pelo que fez, não vê a hora de ver a mãe dando aqueeeele xingo no irmão!
E tem gente que, além de tudo isso, ainda dá uma forcinha pra que tudo isso aconteça mais rápido!
Você foi criado para fazer o bem, pra amar, pra ajudar, aconselhar! Deus te deu pés para IR e falar de Jesus pro mundo e não para fazer o mal!! Apague esse erro da tua vida!
 
 
 
6-     A TESTEMUNHA FALSA QUE ESPALHA MENTIRAS - Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” (Efésios 4:25)
Infelizmente esse também é um erro muito comum em nosso meio e até mesmo dentro da igreja.
Quando surge um pequeno boato, sempre tem uma pessoa que gosta de aumentar a história e fazer dela uma 3ª Guerra Mundial, contando mentira em cima de mentira!
Deus odeia quem espalha mentiras e isso faz da pessoa uma testemunha falsa. Deus odeia quem dá falso testemunho falando mentiras em relação a outras pessoas.
Se Deus castigará quem não conhece sua Palavra, castigará muito mais quem está dentro da igreja e mesmo assim comete esse 6º erro do nosso jogo. Analise sua vida e veja se você está ou não espalhando mentiras!
 
7-     AQUELE QUE PROVOCA DISCÓRDIA ENTRE OS IRMÃOS Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda.” (Provérbios 26:20)
O último erro do nosso jogo.
Esse erro é muito parecido com o anterior e Salomão dá mais ênfase exatamente nesses dois últimos, mostrando que podem ser mais graves. Como?
Perceba que nos 5 primeiros erros, ele cita partes do corpo que simbolizam ações: olhos, língua, mãos, coração, pés. Já nos últimos dois erros ele não fala de partes do corpo que simbolizam ações, mas fala da própria pessoa que comete o erro: a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre os irmãos. E o pior! Seis coisas Deus odeia, mas a sétima Ele DETESTA!
Quantas pessoas hoje provocam brigas e contendas?? Às vezes acontece algo em nosso meio e depois de um looongo tempo ainda tem gente que quer colocar lenha na fogueira, não quer que o assunto acabe e fica usando os próprios irmãos que estão em volta como lenhas!!
Deus detesta esse tipo de gente e é por isso que temos que sair de perto delas porque, como já disse, um pouquinho de fermento, fermenta toda a massa!
É o tipo de gente que gosta de ver o circo pegar fogo! E não se contenta em assistir de camarote, mas quer contribuir com o fogo pois tem uma motivação errada em seu coração.
 
Se nós ainda cometemos esses erros, precisamos pedir que Deus nos molde conforme Sua vontade. Precisamos pedir pra que Ele implante Seu caráter em nós.
Jogue esse jogo e não descanse até resolver os 7 erros em sua vida!!
Deus abençoe!!
 
JEAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...