segunda-feira, 28 de outubro de 2013

83# A culpa é da plantação [Jean RTV]

Isaías conta uma pequena história sobre uma plantação de uvas. Está lá no capítulo 5 de seu livro.

Ele diz que seu amigo resolveu fazer uma plantação de uvas e, para isso, escolheu um lugar onde a terra era boa. E olha só que amigo dedicado:

Ele cavou o chão, tirou as pedras e plantou as melhores mudas de uva. No centro do terreno, ele construiu uma torre para o vigia e fez também um tanque para esmagar as uvas.” (v.2)



Esse dono da plantação entrou no terreno, cavou todo o lugar, tirou todas as pedras e, além disso, colocou uma torre de vigia para que alguém ficasse cuidando da plantação e um tanque para esmagar as uvas! Ele sabia o valor que aquela plantação teria para ele!

Mas algo deu errado...

Ele “esperava que as parreiras dessem uvas boas, mas deram somente uvas azedas.”Quando vê que o resultado não foi o esperado ele fala:
“...digam se a culpa é minha ou da minha plantação de uvas. Fiz por ela tudo o que podia; então, por que produziu uvas azedas em vez das uvas doces que eu esperava?” (v.3b,4)



Imagine você no lugar do dono dessa plantação: você está a procura de um terreno para fazer uma plantação. Enfim você acha um terreno com uma terra perfeita! Então, muito animado, você passa alguns dias debaixo do sol cavando aquele terreno, tirando as pedras que atrapalham, limpando e, ao mesmo tempo, sonhando com a enorme plantação que vai estar ali um dia!!

Antes de ter a plantação você já sente um amor tão grande por ela que resolve construir uma torre bem no meio do terreno e colocar um vigia para não deixar que ninguém entre e roube sua plantação. Pensando no futuro, você também constrói um tanque de esmagar uvas, imaginando você e tua família tomando um suco de uva gelado num domingo a tarde, produzido da sua própria plantação!



E chega o dia de plantar! Você comprou as melhores mudas de uva!

Depois de alguns meses as parreiras começam a dar flor! Você cuida da plantação por mais de um ano e chega a hora de colher as uvas!!!

Mas quando você experimenta...que decepção...todas as uvas estão azedas.

O que tudo isso quer dizer?

O dono da plantação é Deus e nós somos a plantação. Ele nos comprou e nos colocou num lugar perfeito para que pudéssemos crescer. Ele nos fez perfeitos! Quando mandou Jesus pra morrer por nós, Deus preparou a terra, tirou tudo o que podia nos atrapalhar de crescer, toda pedra do caminho, toda tristeza, dor, sofrimento.



Ele colocou o Espírito Santo como vigia de nossas vidas, aquele que nos convence do pecado, que está sempre do nosso lado nos aconselhando e dizendo o que é bom e o que é mau.

Deus cuidou de nós o tempo inteiro, mas o que produzimos são apenas coisas ruins! Tudo o que Deus podia fazer por nós Ele já fez quando Jesus morreu na cruz perdoando nossos pecados e levando nossas dores.

Muita gente costuma criticar a Deus dizendo que se Ele realmente nos amasse nós não sentiríamos tristezas e dores. Mas se o dono da plantação é perfeito, se a terra que Ele preparou é perfeita, se existe um vigia cuidando 24 horas desse lugar, o erro é da plantação!

Temos que aprender a nos humilhar diante de Deus e confessar que somos falhos e pecadores. Erramos sempre e sempre temos que nos arrepender por não produzirmos uvas boas.

Não somos irrepreensíveis, mas somos pecadores buscando a santidade.



A seguinte descrição de Paulo em Romanos 7 se encaixa em nossa vida:

19 Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.

20 Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.”

Para que isso não aconteça, temos que sair debaixo da Lei do Pecado e viver debaixo da Lei de Deus! É uma luta constante contra nossos próprios erros, tentando corrigi-los dia após dia.


Que possamos deixar Deus nos podar quando for preciso porque se existe alguma culpa nessa história, não é do terreno, nem do vigia e muito menos de quem planta. A culpa é da plantação.

Um comentário:

  1. Jesus se colocou como sendo a Videira. E Deus é o dono da videira. (João 15.1)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...