quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

5# O beber socialmente [Ervilha]

Olá pessoal, mais uma semana estamos juntos pela graça de Deus! Acho que já estou começando a me acostumar hehe, minha linguagem já pode ser um pouquinho mais informal, certo?
Hoje estou aqui para tratar com vocês de um assunto que gera muita dúvida, muita discussão; a problemática que abordarei será: “O BEBER SOCIALMENTE...”, a palavra de Deus diz: “Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (Marcos 12:24b) Então a linha que seguirei será baseada na palavra de Deus.

A situação é que o numero de pessoas dependentes químicas aumenta a cada dia e o poder público, que antes se preocupava com a prevenção, acaba tendo que trabalhar em prol da recuperação das pessoas. Não estou sendo ignorante aqui dizendo que isso é um problema de agora, claro que não! É de muitos anos atrás! Mas que vem ganhando força com o passar desses anos. Prova disso é que sempre conhecemos alguém que tem problemas com dependências, sim ou não? Você por acaso não tem algum primo, tio, tia, parentes, amigos que já sofreram ou ainda estão sofrendo, pois não conseguem largar o vício? Ou só eu tenho esses conhecidos?

Aí você me pergunta qual a ligação entre beber socialmente e um dependente químico? Meu filho, tenha certeza que a relação existe! Pois da mesma forma que uma pessoa experimenta o cigarro e acaba viciando, experimenta uma droga e acaba tornando-se dependente, igualmente é a bebida. Imagine você naquela festa de quinze anos, os caras mais populares bebendo, então você pensa “não posso ficar sem beber, porque senão serei entitulado de antiquado, careta, quadrado”. Então você tenta se convencer de que tomar um pouquinho não faria mal algum e você acaba formulando uma bíblia que entre em acordo com o seu subconsciente, pois você não irá se embebedar, seria apenas para não ficar de fora mesmo.

Vou enumerar a seguir alguns ERROS que esse jovem cometeu, ao pensar e agir dessa forma.

1º - NOSSO CORPOVocê não é um a mais, você é diferente, é único, da mesma forma que você cuida do seu corpo, fazendo exercícios, não deixando todo mundo ficar passando a mão, você também tem que cuidar com aquilo que você ingere, "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós” (I Coríntios 6 : 19a).

2º - BOM TESTEMUNHOVocê tem o caráter de Cristo, e tem que agir como tal, "Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo." (I Timóteo 3 : 7). Aí o acusador chega e logo fala: “Está ali o bonitão bebendo, não é aquele que se diz crente?” e você acaba envergonhando o evangelho.

3º - SER POPULARO jovem olhou àqueles que eram chamados “populares” e almejou ser visto daquela forma, um erro por imaturidade, mas que não serve apenas a jovens. Muitas pessoas com idade mais avançada também cometem esse erro e vou explicar o por quê. A sua visão está bitolada naquela situação, não conseguindo ter uma visão panorâmica sobre o assunto, ou seja, não vê que mais a frente aqueles jovens poderão se tornar dependentes e, assim como eles, esse jovem também corre esse risco.  Também não quis ser visto como quadrado. Eu tenho uma reposta prática e eficaz para isso:
-  Eu prefiro subir quadrado a descer redondo.

4º - SE CONVENCERO jovem quis montar uma bíblia conforme as suas necessidades, não atendendo a voz do Espírito Santo, e se convencer de que aquilo que ele iria fazer não faria nenhum mal, mas a palavra diz “E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Apocalipse 22:19).

5˚ - DEPENDÊNCIA: Ninguém começa dependente, ninguém começa viciado, tudo é a partir de um primeiro passo e pode ser naquela situação onde você está bebendo socialmente que você se torna um dependente, pois aquele status que você achava que a bebida poderia trazer é o que ela te tira, caindo no fundo do poço, ficando sozinho, sem ter com quem contar. "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda," (Efésios 5:18a)




mas enchei-vos do Espírito;(Efésios 5:18b)
E independentemente da situação em que você se encontra, seja prevenção ou recuperação, ainda existe uma esperança, pois "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10 : 10). A única dependência que você tem que ter é a de Deus.
E se alguma pessoa perguntar para você se é errado ou não beber socialmente, responda: AH, NESSE CASO EU PREFIRO SER ANTISOCIAL!

ERVILHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...