segunda-feira, 12 de novembro de 2012

44# O Evangelho segundo SUPER MARIO! [Jean RTV]


Não tem como falar em vídeo game sem lembrar do querido Super Mario. Este é um dos jogos mais conhecidos no mundo e fez parte da vida de muita gente. Eu lembro que eu não parava de jogar até passar de todas as fases do Super Mario World!

O que eu não imaginava é que o Super Mario pudesse nos ensinar algumas coisas sobre nossa vida cristã! O Evangelho segundo Super Mario!!


MARIO: como todo mundo sabe, o baixinho bigodudo é encanador. Mas além de ter esse simples trabalho de encanador, ele tem a missão de derrotar seu maior inimigo e salvar a princesa!

 O querido Mário somos nós! Você tem que ser um encanador que deve manter a água de Deus fluindo da maneira que Ele quer por todo lugar! É tua função manter os encanamentos limpos pra que todos possam beber a água pura de Deus e nunca mais ter sede!! (João 4:14)
O Bowser, o pior inimigo do Mario, é o diabo, nosso também pior inimigo! A tua luta é para derrotá-lo! Mas graças a Deus que já nos faz mais do que vencedores!!





A Princesa é a igreja! Temos que resgatar as pessoas que estão perdidas para que um dia elas façam parte da Noiva de Cristo que é a igreja!









INIMIGOS DO MARIO

Pois é, inimigos sempre existiram no caminho do nosso personagem e sempre existirão no nosso caminho. Vamos ver alguns deles:


KOOPA TROOPA – não se engane com essa cara de bonzinho. Os Koopa Troopa são os inimigos que mais aparecem no jogo do Mario. Uma das características dessas tartarugas é que se o Mario pular em cima delas, ele pode usar seus cascos contra qualquer inimigo!

Temos que nos aproveitar das dificuldades mais comuns em nossas vidas para ter crescimento depois de vencê-las. Use as armas do inimigo para vencer o próprio inimigo; essa é a estratégia! 


SPINY – a maioria dos inimigos do Mario podem ser derrotados se ele simplesmente pular em cima deles. Com esse bicho aí é diferente. Se o Mario pular em cima desses espinhos, quem se machuca é ele!

Em Atos 26:2 está escrito: “Resistir aos aguilhões só lhe trará dor!”. Existem problemas, dificuldades e dores que podem ser evitadas em nossa vida. Não adianta tentarmos vencer o inimigo da maneira errada! Evite as dores e procure a solução em Deus!


FISHIN LAKITU – Esse cara aí procura sempre atrair o Mario oferecendo uma vida, mas, na verdade, isso é apenas uma estratégia desse inimigo para fazer o Mario perder sua vida!

O diabo quer nos enganar todos os dias, tentando nos atrair pra perto dele. Para isso ele nos oferece uma vida que parece boa, trazendo uma paz falsa e uma alegria passageira. Tudo estratégia para que a gente troque uma vida com Deus por uma vida de tristeza. Ele está ao nosso derredor procurando alguma vítima (1 Pedro 5:8)...não caia nessa!


TOUPEIRA MONTY – essas toupeiras aparecem do nada na frente do Mario. Elas literalmente brotam do chão quando o baixinho não espera e, muitas vezes, fazem ele perder vida!

Quantas vezes tudo está indo bem pra nós, estamos tendo a semana ou o mês mais abençoado da nossa vida e de repente surge alguma coisa pra nos tirar a paz?? Por isso, uma coisa é certa: temos que viver nossas vidas preparados para guerrear sempre para que nenhum inimigo nos pegue de surpresa! Temos que construir nosso futuro com Deus já, com uma ferramenta de construção numa mão e uma arma de guerra na outra! (Neemias 4:17)


BIG BOO – esse aí parece muito assustador, com essa cara de mal e tudo. Mas quando o Mario o encara, ele pára e não faz absolutamente nada! Mas quando o  baixinho vira as costas e não toma cuidado, o Big Boo o persegue!

Nosso inimigo e muitos dos nossos problemas são assim também! Quando ficamos com medo, damos as costas e fugimos, é aí que o inimigo nos persegue! Em 1João 2:14 está escrito: “Eu vos escrevi, jovens, porque são fortes, e a Palavra de Deus permanece em vocês, e já venceram o Maligno.” O próprio Deus te diz que você é forte e já venceu o diabo! Então pode encará-lo porque você já é mais que vencedor!!


ITENS

Da mesma maneira que o Mario se utiliza de itens para vencer os inimigos, Deus nos dá algumas coisas que nos tornam mais fortes na luta...


COGUMELO – se nosso amigo baixinho encontrar um desses no meio do caminho, ele cresce e fica mais difícil de fazê-lo perder vida.

Em nossa vida ele esse cogumelo é o CONHECIMENTO DA VERDADE! Quando encontramos o conhecimento da verdade no meio do nosso caminho, fica muito mais difícil do inimigo nos causar dano porque crescemos e temos nossa confiança firmada em Jesus! “Antes, cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pedro 3:18)  


FLOR – quando Mario pega essa flor ele recebe o poder de soltar bolas de fogo nos inimigos!

O principal papel do fogo na bíblia é de PURIFICAR. Em 1 Pedro 1:7 está escrito: “Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.”

Quando nós, primeiramente, somos purificados pelo fogo de Deus, recebemos do Seu fogo para que possamos purificar nossa vida, eliminando tudo o que não pertence a Deus do nosso caminho! O inimigo não resiste ao fogo de Deus!!


PENA DA CAPA – Quando Mario achava uma pena dessas, ele ganhava uma capa e então podia voar!

Você lembra de alguém na bíblia que tinha uma capa e no final da vida literalmente voou?

2 Reis 2:8: “Então Elias pegou sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos [Elias e Eliseu] em seco.

2 Reis 2:11: E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.”

Antes disso acontecer, Elias achou Eliseu cuidando de bois e, chegando perto, lançou sua capa sobre ele, simbolizando que Eliseu tinha um chamado de Deus assim como Elias.

A capa do nosso querido Mario é o chamado que Deus tem pra você! Ele quer te usar na obra dele e está te dando uma capa! Se você atender a voz de Deus e obedecê-lo em tudo, um dia você vai voar até se encontrar com Ele no céu!


ESTRELA – quando Mario pega uma estrela dessas ele começa a piscar e fica invencível! Se algum inimigo encostar nele morre na hora!

Em Apocalipse 22:16 Jesus diz que Ele é  a “resplandecente estrela da manhã”!! Quando você encontra verdadeiramente a Jesus você também resplandece, começa piscar bem louco igual o Mario e ai daquele que encostar em você!!!

Mesmo que uma serpente te morda ou se você beber algum veneno mortal não te fará mal algum!! (Marcos 16:18)

BOTÃO “P” – no jogo, ao apertar esse botão, os blocos que não servem pra muita coisa se transformam em moedas!

Na nossa vida esse botão são os dízimos e as ofertas! Quando obedecemos a Deus e não chegamos diante dele de mãos vazias, ele tira os blocos inúteis da nossa vida e nos faz prosperar! Em Malaquias 3:10 Deus garante que podemos prová-lo se Ele não abrir as janelas do céu e nos abençoar; isso se formos fiéis a Ele!



YOSHIS

Na caminhada de Mario pra derrotar seu maior inimigo e salvar a princesa, ele tem que resgatar os Yoshis que estão presos pelos inimigos. A cada castelo inimigo que Mario passa e derrota, ele resgata um Yoshi.

Com a gente é a mesma coisa. Durante nossa caminhada cristã temos que resgatar muitas pessoas que estão presas pelo inimigo. Muitos estão presos e nem sabem!

Nós somos os responsáveis por mostrar o caminho, a verdade e a vida para eles! E nós conseguimos isso vivendo de vitória em vitória, derrotando inimigos todos os dias e vencendo as mais diversas dificuldades que aparecem no nosso caminho!


Nossa vida não é um simples jogo; é muito melhor, pois vivemos na pele cada experiência que passamos com Deus!! Então não desista nunca! Deus já te fez mais que vencedor! Seja um encanador e deixe a água de Deus fluir por onde você passar!

Pode ter certeza que se você deixar Deus assumir o controle da sua vida, é GAME OVER pro diabo.


Deus abençoe!!
JEAN

5 comentários:

  1. BOM! USOU AS COISAS TERRENAS (E S/ NENHUM VALOR PARA ALGUNS) PARA DEMONSTRAR AS COISAS CELESTIAIS REFERENTES A VIDA CRISTÃ...

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe Fernando! Continue acompanhando nosso blog! Amamos você no amor de Jesus!

    ResponderExcluir
  3. show!! Que benção..nunca tinha analisado desta forma, gostei muito da comparação! Deus abençoe vc Jean ainda mais!!

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe você também Dyhé! E se tiver alguma ideia de palavra manda pra nós! Abraço! =D

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito!!!! é por isso que gosto desse jogo espetacular. não é só na vida real que Deus está presente não!
    Que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...