segunda-feira, 29 de outubro de 2012

42# Aboboreira, eu te amo! [Jean RTV]


A primeira parte da história de Jonas todo mundo conhece:

Deus mandou ele pregar a Palavra em Nínive, ele desobedeceu, pegou um barco pra outra cidade; de castigo foi jogado no mar onde passou 3 dias e 3 noites na barriga de um grande peixe. Depois disso ele se arrependeu, o peixe o vomitou e ele foi pregar em Nínive onde todo o povo se arrependeu de seus pecados.

O que muita gente não conhece é a segunda parte da história de Jonas que é tão interessante quanto a primeira! É daqueles capítulos mais legais da bíblia e podemos aprender muito com ele!

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então vamos lá....depois que Deus salvou a cidade de Nínive, Jonas ficou bravo e falou pra Deus: “Viu?? É por isso que eu não queria vir! Eu sabia que o senhor era bom demais e não ia castigar essa cidade! Eu queria ver sangueeee!!!”

Jonas preferia morrer do que ver Nínive deixar de ser castigada. Ele estava como uma criança louca pra ver os pais do amiguinho chamarem a atenção e deixarem ele de castigo (ou vai dizer que você nunca teve essa vontade??).

Então, Jonas emburrado, saiu da cidade, armou uma barraquinha e ficou sentado na sombra olhando para Nínive, ainda com a esperança que Deus fizesse alguma coisa contra aquele povo.

Estava muuuito calor aquele dia, tipo o nordeste do Brasil no dia mais quente do verão e por isso Deus fez crescer atrás de Jonas uma aboboreira que cresceu tanto até fazer aquela sombra fresca.
 

O olho de Jonas brilhou! “Agora siiim Deus! Aí o Senhor acertou! Agora só falta o senhor castigar Nínive pra eu assistir tudo de camarote nessa sombrinha abençoada!

A bíblia diz que Jonas “se alegrou em extremo por causa da aboboreira.”

Mas no outro dia Deus mandou um bicho que acabou com a árvore e a fez secar. E quando apareceu aquele sol de rachar a cabeça e aquele vento quente Jonas não aguentou e desmaiou. E para não perder o costume começou a reclamar: “Aaaaaah...eu prefiro morrer do que viver sem minha linda e amada aboboreiraaaa!!” Parecia mais a história de Romeu e Julieta...

E Deus falou: “Você acha justo você fazer tanto drama por causa da aboboreira??”

E Jonas respondeu: “Sim! É justo que eu me revolte a ponto de morreeeer!” Todo aquele drama...

E aí vem o Gran Finale de Deus que calou a boca de Jonas:

Você teve compaixão da aboboreira que você não plantou, não regou e não a fez crescer. Numa noite ela nasceu e na outra ela morreu. E você acha que eu não devo ter compaixão das 120 mil pessoas de Nínive que eu trouxe à vida e que estão se perdendo?”
 
 

E assim acabou o livro de Jonas. Esse final deixou Jonas sem palavra e sem ação! Depois dessa eu acho que ele sempre pensou duas vezes antes de falar e reclamar pra Deus!

 

Mas essa lição serve pra nós, da mesma forma!

Muitas vezes damos mais valor às coisas, aos NOSSOS bens, ao NOSSO trabalho, aos NOSSOS estudos, às NOSSAS vontades e não pensamos nas outras pessoas, quando Deus manda: “Amai o próximo da mesma maneira que você se ama”. Isso quer dizer que da mesma maneira que nós nos preocupamos com as nossas coisas, com o nosso bem estar, temos que nos preocupar com o bem estar do próximo.

Nós damos tanta importância à nossa aboboreira que nos faz sombra e esquecemos que muitas pessoas estão desmaiando com o sol na cabeça! E o pior! Às vezes agimos como Jonas, querendo ver Deus castigar quem é desobediente!

 

Jonas deu tanta importância e ficou tão triste com uma árvore que nasceu num dia e morreu no outro, mas não se importou com mais de 120 mil sonhos de Deus que estavam se perdendo no pecado!

Será que temos nos importado com os sonhos de Deus na vida das pessoas ou temos aproveitado a sombra assistindo o mundo morrer no pecado?

Que a gente não esqueça: nossa aboboreira (casa, carro, roupas, bens materiais, nosso corpo...) um dia vai secar e morrer, mas nossa vida e de quem está à nossa volta não acaba aqui.

Então não se apegue à aboboreira e corra pra Nínive que você tem muito trabalho a fazer!!!

 

Deus abençoe!!

JEAN

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...