quarta-feira, 2 de julho de 2014

95# Lá vem o Marcos! [Jean RTV]

Este vídeo ficou bastante conhecido no Brasil. O menino com sotaque engraçado narrando a aventura de seu amigo Marcos descendo com seu carrinho de madeira pelo morro da vó Salvelina, viralizou na internet!




Mas centenas de anos atrás, muito tempo antes do Marcos do carrinho, existiu um cara chamado João Marcos, chamado de Marcos na bíblia, que também teve uma história interessante! Vamos dar uma olhada!


“PODE VIR MARCOS!”

Este Marcos da Bíblia é o mesmo que escreveu o evangelho que leva seu nome, o Evangelho de Marcos. Dos quatro evangelho, este é o mais antigo.

Ele era filho de uma mulher chamada Maria (não a mãe de Jesus), uma mulher piedosa, gente boa, que recebia cristãos em sua casa para se reunirem e orarem juntos, como está escrito em Atos 12:12!
Marcos era sobrinho de Barnabé (Colossenses 4:10), conhecia Pedro e Paulo e andou com eles em algumas viagens. Agora conhecemos um pouco quem ele é.


“LÁ VEM O MARCOS!”



Marcos começou seu trabalho evangelístico lá em Atos 12:25:

“Barnabé e Saulo terminaram o seu trabalho e voltaram de Jerusalém, trazendo João Marcos consigo.”

A partir de então, Marcos seguiria com seu tio Barnabé e com Saulo por onde eles fossem, ajudando-os a falar de Jesus por onde passassem.

Assim como “lá foi o Marcos” você tem que falar “lá vou eu!” O nosso papel e nossa obrigação é falar de Jesus para todos. Foi a ordem que Jesus deu!

“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” (Atos 1:8)

A bíblia também fala que nós somos o bom perfume de Jesus e cabe a nós espalhar por todo canto esse perfume! As pessoas precisam saber do amor de Jesus por elas e de todo sacrifício que Ele já fez para perdoar seus pecados!

Então lá foi o Marcos com Barnabé e Paulo. Evangelizaram em Selêucia, depois navegaram para a ilha de Chipre, chegaram a Salamina e ali falaram de Jesus! Marcos estava fazendo um bom trabalho como auxiliar!

Depois atravessaram toooda a ilha e chegaram a Pafos onde o procônsul estava realmente interessado em conhecer sobre Jesus! Mas havia um encantador, um mágico, que estava tentando desviar o procônsul da fé. Paulo, com a autoridade de Jesus, repreendeu o mágico e ele ficou cego por algum tempo, o que fez com que o procônsul ficasse maravilhado crendo ainda mais em Jesus!

Que viagem maravilhosa da qual Marcos estava fazendo parte!! E tinha tudo pra ser ainda mais abençoada, com tudo o que Deus tinha pra fazer!!!


TACA-LE PAU NESSE CARRINHO MARCOS!!! TACA-LE PAU! TACA-LE PAU!!!!



A partir desse ponto da viagem, Paulo e os que estavam com ele começariam a enfrentar a parte mais barra pesada da missão, as cidades mais perigosas para falar de Jesus: Antioquia, Icônio e Listra.

Pra você ter uma ideia, em Antioquia eles seriam expulsos, em Icônio teriam que fugir e em Listra seriam apedrejados!

Quando Paulo saiu para a viagem em direção a estas cidades, Marcos deu meia volta e não foi com eles! Eu acho que a vontade de Paulo era falar: “O que é isso Marcos?? Vai amarelar agora?? Vamo lá! Taca-le pau nesse carrinho Marcos! Taca-le pau! Taca-le pau!!”

Mas Marcos não foi adiante...e isso acabou, mais pra frente, gerando uma discussão entre Paulo e Barnabé pois Barnabé queria levar Marcos em outra viagem, mas Paulo não quis, pois na primeira ele os tinha abandonado.

Quantas vezes, quando pensamos que vamos enfrentar dificuldades no caminho, voltamos atrás? Deixamos de receber o prêmio no final da luta por medo dela!

O próprio Paulo falou: “Pois quando estou fraco, então é que sou forte.” (2 Coríntios 12:10)

Quando você ver alguma luta se aproximando, não volte atrás, mas saiba que a graça de Jesus é suficiente pra você, porque o poder Dele se aperfeiçoa na tua fraqueza!! 

Apareceu dificuldade no caminho, você já sabe: Taca-le pau! Taca-le pau!!!


AH MARCOS VÉIO!



Ainda que Marcos tenha voltado atrás nesta viagem, podemos ver que, depois, voltou a acompanhar Paulo, como está escrito em Colossenses 4:10:

“Aristarco, que está na cadeia comigo, lhes manda saudações; e também Marcos, o primo de Barnabé. Vocês já têm orientação a respeito de Marcos, para recebê-lo bem, se ele passar por aí.”

Vemos, também, que Marcos passou a ser mais importante na pregação do evangelho, como está escrito em 2 Timóteo 4:11:

”Somente Lucas está aqui comigo. Procure Marcos e traga-o com você porque ele pode me ajudar no trabalho.”

Ele passou a ser útil para ajudar Paulo na pregação do evangelho e passou a ser seu fiel colaborador! Além disso, se lermos 1 Pedro 5:13, descobrimos que Marcos também foi companheiro de Pedro em seus trabalhos!

“A igreja que está em Babilônia, escolhida também por Deus, manda saudações. O meu filho Marcos também manda saudações.”

Ah Marcos véio!!

É isso que Deus quer de nós! Se alguma vez você já voltou atrás por medo das dificuldades, aprenda com Marcos! Não volte a voltar atrás! Siga em frente fazendo o que Jesus te mandou fazer; não importa o preço a ser pago, falar e mostrar Seu amor para as pessoas é o que vai fazer você ser mais parecido com Jesus!


Então TACA-LE PAU!!

Deus abençoe!


Jean Xavier - Remake Blog Gospel Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...