quarta-feira, 2 de outubro de 2013

79# Cavador de poços [Jean RTV]

Isaque, filho de Abraão, foi o cara que mais cavou poço na bíblia. Ele deveria receber o título de “maior cavador de poços da história”!

Naquele tempo, a função dos poços não era apenas fornecer água, mas simbolizava o início de uma vila ou cidade. A partir de poços cavados, as pessoas se estabeleciam e começavam a crescer.



1 – CAVAR NO VALE

Isaque estava morando na terra dos filisteus e a bíblia diz em Gênesis 26:12-14 que ele estava crescendo tanto que os filisteus começaram a ficar com inveja dele! E só de raiva eles ENCHERAM DE TERRA todos os poços que seu pai tinha cavado! E o rei dos filisteus chutou Isaque pra fora da região porque ele tinha se tornado mais poderoso do que o próprio povo que morava ali.

Então ele foi morar no VALE de Gerar, mas tornou a abrir todos os poços que tinham sido entulhados e colocou os mesmos nomes que seu pai tinha dado.
Isaque poderia ter reclamado por ter sido expulso da terra onde ele estava crescendo e se tornando poderoso...e agora?? Sair de um lugar onde estava tudo susse e ir morar no vale??



Mas olha como a história continua:

Um dia os empregados de Isaque estavam no vale abrindo um poço e acharam uma mina de água.” (Gênesis 26:19)

Ta aí o segredo! Isaque foi muito esperto em se mudar para um lugar mais baixo porque no vale é muito mais fácil de achar corrente de água!!

Nosso inimigo, quando vê que estamos crescendo com Deus, fica louquinho para entulhar nossos poços e jogar terra em cima dos planos de Deus pra nós! Mas nós temos que ser espertos e usar estratégias que Deus nos dá para conseguir a vitória! Ainda que nós passemos pelo vale, não precisamos ter medo porque Deus está do nosso lado!


2 – MAIS 3 POÇOS PRA COLEÇÃO: ESEQUE, SITNA e  REOBOTE

Acontece que esse poço causou uma confusão. O pessoal que trabalhava por ali discutiu com o pessoal de Isaque...falaram que a água era deles...

Isaque então deu o nome àquele poço: ESEQUE, que significa “Discussão”.

Depois mais Isaque abriu outro poço que também fez que quase rolasse um fight. 
Isaque, então, deu ao poço o nome SITNA, que significa “Inimizade”.

Isaque saiu dali e abriu oooutro poço. E por esse não houve discussão com ninguém, finalmente! E Isaque chamou aquele poço de REOBOTE, que significa “Lugar Espaçoso” porque Deus tinha dado a eles um lugar espaçoso para ficarem a vontade!



Nós temos que aprender uma coisa. Não podemos parar de cavar poços! Se desanimarmos e desistirmos nas “discussões” ou nas “inimizades” nós nunca chegaremos ao “lugar espaçoso” que Deus quer nos dar!

Isaque não parou de cavar poços! Ele deixou as dificuldades para trás e achou o lugar que Deus tinha preparado pra ele!


3 – O POÇO MAIS TOP

Isaque continuou sua viagem e foi pra outro lugar. Pra não perder o costume, seus empregados começaram a cavar outro poço ali.

Um dia o rei dos filisteus, que há algum tempo atrás tinha expulsado Isaque de sua terra, apareceu com uns amigos e pediram perdão para Isaque pelo que tinham feito, reconhecendo que Deus estava com ele.

Isaque estava pronto pra dar o troco!!! Agora era ele quem iria expulsar o rei dos filisteus de sua terra!!!! Então Isaque se prepara eeeee.......prepara um banquete, come e bebe com os filisteus. HEIN??





Quantas vezes nós não pensamos em vingança contra quem nos faz mal? Quantas vezes não queremos ver as pessoas que não gostam de nós com a cara no pó?? Mas Isaque fez o contrário: perdoou seus inimigos, fizeram um juramento de que ninguém faria mais mal ao outro e deixou irem em paz!

E olha o que aconteceu: “Nesse mesmo dia os empregados de Isaque foram dar-lhe a notícia de que haviam encontrado água no poço que estavam cavando.” (Gênesis 26:32)

E ele colocou chamou aquele poço de SEBA, que significa “Juramento” e “Abundância”.

Só depois que Isaque perdoou seus ofensores é que o poço que estavam cavando naquele lugar passou a ser útil! Foi o poço mais top que Isaque cavou porque a partir de então ele teve paz através do juramento com seus inimigos e Deus o abençoou com abundância!




Que nós possamos cavar muitos poços e deixar nossa marca de cristãos por onde passarmos. E mesmo quando o inimigo entulhar nossos poços, não ficaremos abatidos, mas continuaremos cavando até chegar ao lugar onde Deus quer que estejamos!!


Deus abençoe e vamos cavar!!!

REMAKE TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...