terça-feira, 2 de abril de 2013

58# Polupoikilos [Jean RTV]


É fato: não podemos entender o que Deus pensa, não podemos adivinhar o que Ele planeja, não podemos chegar nem aos pés dos pensamentos Dele e muito menos estar à frente de Seus cálculos.

Ele é onisciente, sabe TUDO sobre TODAS AS COISAS! Ele não precisou se esforçar, ou estudar, ou ter experiências para adquirir sabedoria...Ele simplesmente é DEUS.

Mas como podemos definir a Sabedoria de Deus???


Tem um versículo muito legal que a define:

“...para que agora, pela igreja, a MULTIFORME sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus...” (Efésios 3:10)

Na tradução original grega da bíblia a palavra “multiforme” é “polupoikilos”; POLUS = muito, POIKILOS = variado, multicolorido, ou seja, a sabedoria de Deus se manifesta das mais variadas maneiras, tamanhos, cores, formas!!!

Então, vamos ver na bíblia algumas maneiras pelas quais a sabedoria de Deus se manifesta!

a-      SABEDORIA MUDA – “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama as obras das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se suas vozes.” (Salmos 19:1-3)




O salmo 19 fala de como a criação de Deus adora a Ele pela Sua glória e sabedoria mesmo sem falar uma palavra sequer! Podemos ver a sabedoria de Deus em Sua própria criação; é só olharmos para a lua, estrelas, pro sol, para as montanhas, pro mar, pro céu , para as nuvens, para a natureza!! Todas essas coisas, sem dizer uma palavrinha sequer, mostram a sabedoria de Deus!


b-     SABEDORIA QUE GRITA – “A sabedoria clama em alta voz nas ruas, ergue a voz nas praças públicas, nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso” (Provérbios 1:20,21)



Outra forma pela qual se manifesta a Sabedoria de Deus, bem diferente da primeira, é gritando pelas ruas, falando alto, clamando para as pessoas: venham aqui!!!!! Me adquiram!!!

Todo o começo do livro de Provérbios mostra essa sabedoria como se fosse uma pessoa, é uma personificação da sabedoria de Deus que convida a todos a abraçá-la e buscá-la com todas as forças que temos!

O fato de a sabedoria gritar significa que não são apenas alguns escolhidos que a devem buscar, mas todos que escutarem sua voz!


c-      SABEDORIA LOUCA – “Porque a loucura de Deus é mais SÁBIA que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” (1 Coríntios 1:25)



Como não podemos entender a maneira que Deus pensa, muitos acabam achando que o que Deus faz é loucura! Quando o homem não consegue arrumar nenhuma justificativa para as coisas que Deus faz, o que resta é falar que é loucura!

Muitos podem dizer que ir à igreja, ler a bíblia e viver em santidade é loucura, que pessoas que fazem isso não sabem aproveitar a vida! Mas para quem busca a sabedoria de Deus sabe que essa “loucura” é mais sábia que a sabedoria do homem!


d-     SABEDORIA COM AROMA – “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a FRAGRÂNCIA do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.” (2 Coríntios 2:14,15)



A sabedoria de Deus em nós se manifesta como um aroma, uma fragrância, um perfume de Jesus!!

Duvido que você goste de passar perto de alguém e sentir um cheiro desagradável, aquele cheiro que nem o desodorante conseguiu vencer! (hahaha) Por isso Deus quer manifestar sua sabedoria através da nossa vida como um perfume agradável que as outras pessoas que passam por nós sintam e sejam atraídas a buscar esse perfume (sabedoria) também!


e-      SABEDORIA SECRETA“De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento? Está escondida dos olhos de toda criatura viva, até das aves do céu. A Destruição e a Morte dizem: ‘ Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela.’ Deus conhece o caminho; só Ele sabe onde ela habita.” (Jó 28:20-23)



A sabedoria está escondida em um lugar que ninguém, além de Deus, sabe!! O capítulo 28 de Jó diz que o homem pode fazer túneis ou cavar até cansar mas não vai achar a sabedoria. Pode procurar no fundo do mar, mas ela não está lá! O homem pode iluminar os lugares mais escuros não estará lá também!

E se está escrito que só Deus sabe onde está a sabedoria em quem você deve buscar???? Nele! Só vai achar a sabedoria quem buscar no lugar certo e esse lugar é em Deus.


Estes são apenas algumas maneiras pelas quais a Sabedoria de Deus se manifesta. Busque a sabedoria de Deus em todas as suas formas, cores, tamanhos, aromas, estando ela visível ou não!!

E tenha a certeza que essa é a única sabedoria que te salvará e te fará conhecer a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!!!

Deus abençoe!!
REMAKE TV

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...