segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2# O Evangelho segundo CHAVES! [Jean RTV]

Quem nunca assistiu Chaves?? A gente já decorou todas as piadas, todas as músicas, todos os episódios; já assistimos centenas de vezes o Chaves em Acapulco e o Reveillon na casa do Seu Barriga...mas quando a gente acha que não existe mais nenhuma novidade nesta série, eis que surge "O Evangelho segundo Chaves".

Se observarmos bem, cada personagem do Chaves é um tipo diferente de cristão! E nosso papo hoje é exatamente isso: comparar as personagens do Chaves com os cristãos de hoje! Então vamo que vamo...

Dona Florinda
A mulher mais nervosa da vila! É o tipo de pessoa que só consegue amar quem a ama, o que é muito fácil. Não demonstra o amor cristão, amando seus inimigos.

(Mateus 5:43-48) "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês". 


Seu Madruga
Amado por uns, odiado por outros, seu Madruga apresenta um ponto positivo e outro negativo.
O positivo é que ele apanha (e aqueles tapas doem só pelo barulho óò) e não devolve na mesma moeda!

(Mateus 5:38-39) "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.


E olha que o seu Madruga já ofereceu sua face direita e esquerda váárias vezes, mesmo não sendo sua vontade! hehe
O ponto negativo é que sempre que ele é cobrado, foge. É mais liso que sabão. Em Atos, quando sabe que vai ter que voltar às cidades mais barra pesada para evangelizar, João Marcos dá meia volta e foge.


(Atos 13:13) De Pafos, Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali e voltou para Jerusalém.  


Seu Barriga
O seu Barriga é aquele que se acha a pessoa mais correta do mundo. Apesar de cobrar o aluguel de todo mundo, nunca contribui com a melhoria da vila que ainda está mal-acabada! De nada adianta confiar no pagamento dos inquilinos, mas não colocar a mão na massa pra realizar os planos que ele tem pra humilde vila!

(Tiago 2:17) Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. 










Quico
Aquele que gosta de aparecer; mostra pra todo mundo o brinquedo que só ele e ninguém mais tem e, na cara dura, diz que é melhor do que todos! Para o Quico ele é o melhor porque tem o melhor.
Quando ajuda os outros (o que é muito raro), faz só pra aparecer, mostrar que é prestativo.

(Mateus 6:1-4) "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará". 


 Quico se considera um "TESOURO", mas não sabe que o verdadeiro tesouro está no céu!
(Mateus 6:19-20) "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 


Bruxa do 71
Quer fazer o bem pra todo mundo mas tem um pecadinho escondido que impede que ela seja uma bênção completa na vida dos vizinhos. Qual é esse pecadinho??? O cãozinho Satanás. Como é que pode uma pessoa viver com Satanás dentro de casa?? Aí não dá né...

Ela ama seu cãozinho, mas se quisesse melhorar sua situação, teria que abrir mão dele...fazer um sacrifício!

(Romanos 21:1) Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 
Quando sacrificamos nossas vontades e nos entregamos a Deus, Ele muda nosso nome: de derrotado para mais que vencedor, de perdido para salvo, de Bruxa do 71 para Dona Clotilde.


Jaiminho
Esse velho é o mais folgado de todos...é o mais acomodado! E, na verdade ele deveria ser o mais disposto, afinal de contas é ele quem leva a "mensagem" pra todos; é o carteiro!!

Ele prefere "evitar a fadiga" mesmo sabendo que é seu trabalho...assim são muitos cristãos que sabem que têm que falar de Jesus pras pessoas mas não falam.

(Tiago 4:17) Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. 








Prof. Girafales
É o típico exemplo de pessoa que parece sábia mas, apesar de ter tudo o que precisa para tomar a decisão, só enrola e não toma atitude! Ele sabe que Dona Florinda é apaixonada por ele e mesmo assim não dá um passo de fé pra pedi-la em casamento!! Vai lá campeão! =S

Um exemplo parecido era Pedro que tinha tudo o que precisava para andar sobre as águas: tinha a palavra e a presença do próprio Jesus!! Mas sua falta de atitude mostrou que ele ainda não tinha ALIANÇA com Jesus e afundou.
(Mateus 14:28) "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! " 


Então não seja medroso como esse sujeito que não quis aliança com sua amada. Tenha você aliança com seu amado Jesus!


Chiquinha
Só de olhar pra cara dela dá vontade de dar uma surra. hahaha
É a pessoa que sempre coloca a culpa nos outros. Enquanto a batata não tá assando pro lado dela, tá tudo susse...mas quando aparece uma encrenca pra resolver ela passa a bola pro próximo! Não reconhece o erro, nem assume responsabilidades!

Se lermos em Gênesis, podemos ver que Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente...ninguém assume o erro!

(Gênesis 3:12-13) Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi". 




Chaves
Enfim chegamos ao nosso personagem principal (que também não é muito exemplo pra ninguém).

Nem precisa dizer que o Chaves vive no comodismo, sem nenhuma perspectiva...o piá vive enfiado naquele barril!
Não é muito chegado nos estudos, toca o horror na escola, se contenta em fazer "bicos" como juntar garrafas, vender jornais, engraxar sapatos, etc... não tem um alvo fixo, visão do futuro, uma meta. Por isso "ninguém tem paciência com ele". Todos o desprezam e o deixam para trás porque não tem PLANOS!

(Filipenses 3:13-14) "Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus."




 Seu Furtado
O seu Furtado não é tão conhecido quanto os outros moradores da vila. É um cara discreto, que se veste mal (muito julgado por usar um sapato de salto alto, hahaha), mas é o que ele tinha pra vestir!

Como todo mundo ele pecou; roubou um ferro de passar roupa, uma espingarda estragada, um pijama de bolinhas vermelhas...enfim, tudo o que de mais "útil" ele encontrou =P

Mas ele, que pode ser considerado o personagem mais politicamente incorreto, um enganador, um trapaceiro, um falso, um LADRÃO, foi o único que se arrependeu verdadeiramente e de uma vez por todas!

Mostrou um verdadeiro arrependimento (Mateus 3:8 - Dêem fruto que mostre o arrependimento! ) restituindo a cada um o que tinha roubado!!

(Efésios 4:28) "O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade."


 E pra fechar o pacote, comprou o tão famoso sanduíche de presunto para o Chaves ;)

__________________________________________________________________________________

AGORA É VOCÊ QUEM DECIDE. SERÁ QUE VOCÊ SE IDENTIFICOU COM ALGUM PERSONAGEM DO CHAVES? O QUE AINDA PRECISA MELHORAR NA TUA CAMINHADA COM JESUS? PEÇA PRA QUE ELE FALE COM VOCÊ E MOLDE TUA PERSONALIDADE DIA APÓS DIA!!

Deus abençoe!!

JEAN





Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...