segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

49# Calado até o burro... [Jean RTV]


"Calado até o burro parece sábio".
Você já ouviu essa frase, não é?

Quando a gente era pequeno tinha aquela outra: “Boca fechada não entra mosca!”

Hoje em dia é muito fácil termos acesso às opiniões e pensamentos de outras pessoas em relação aos mais variados assuntos. A internet é o maior exemplo.

No twitter nós podemos postar a todo momento o que estamos fazendo, o que estamos pensando em relação a alguma coisa...podemos elogiar ou criticar pessoas...

No facebook podemos escrever a vontade! Colocar fotos, vídeos, fazer uma descrição enoorme falando de algum assunto, falar com alguém, falar de alguém...

O fato é que muitas vezes escrevemos além da conta, mais do que devíamos! Ou falamos coisas nada a ver e desnecessárias! Se a net tivesse voz ela falaria: ME POUPE!

Uma coisa nós temos que, urgentemente, aprender – há “TEMPO DE ESTAR CALADO, E TEMPO DE FALAR” (Eclesiastes 3:7)


Se nós procurarmos na bíblia textos que nos puxam a orelha em relação ao nosso falar, vamos nos surpreender!

Muitas pessoas acham que demonstrar sabedoria é fazer um discurso bonito, com palavras difíceis, vocabulário específico e que não termina mais! Mas é exatamente o contrário que acontece; o sábio mostra sua sabedoria de boca fechada!

Dá uma olhada no que está escrito em Provérbios 10:19 – “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio controle a sua língua.”

Temos que controlar nossa língua! Muitos pecados podiam ser evitados se simplesmente fechássemos nossa boca!

Temos que aprender a falar a coisa certa na hora certa (Provérbios 15:23) para que não haja problemas, brigas, discussões e, consequentemente, o pecado.

Pense na tua vida agora: você consegue perceber quanta briga podia ter sido evitada se você falasse menos? Tem um versículo muito legal que fala:

 O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore.” (Provérbios 17:14) Tenho certeza que ninguém gostaria de estar numa represa quando ela estourasse!

Outro erro que nós muitas vezes cometemos é achar que somos OS RELIGIOSOS, OS SÁBIOS e começamos a querer demonstrar essa “sabedoria”. Falamos, falamos, falamos e não falamos nada. É como um carro que patina,  mas não sai do lugar. Temos que tomar muito cuidado com isso!

“Alguém pensa que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.” (Tiago 1:26)

Se queremos mostrar nossa “religiosidade” e “sabedoria”, mas o que falamos não corresponde ao que Deus gostaria que falássemos, estamos enganando a nós mesmos!

Temos que fazer a diferença onde quer que a gente esteja e um segredinho para isso é falar menos!

Vamos estudar a palavra, Ser PhD no livro de Provérbios e falar com sabedoria porque “há muito ouro e pedras preciosas; mas falar com conhecimento, isso sim é uma joia de valor”! (Prov. 20:15)

Fale a coisa certa na hora certa e seja uma bênção!

Deus abençoe!
JEAN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...