segunda-feira, 6 de agosto de 2012

30# Zoológico Bíblico [Jean RTV]


Se existe um lugar que eu sempre gostei de ir, é o zoológico. Quando eu vou e começo a olhar cada animal diferente eu fico igual criança! Eu fico olhando e pensando que cada espécie de animal ali na minha frente só existe porque um dia Deus mandou Noé colocar na arca para a reprodução das espécies e isso é muito legal!

Muitas vezes a gente despreza os animais, afinal de contas são apenas “animais” que estão vivendo junto com a gente nessa terra. Muitos não têm nenhuma serventia para nós.

Mas pesquisando na Bíblia, descobri que dentro dela existe uma espécie de zoológico onde os animais não são nenhum pouco irracionais! Muito pelo contrário, os animais são usados por Deus e até mesmo nos ensinam como ter uma vida racional! Louco isso né?? O irracional ensinando o racional!


Então, vamos entrar juntos nessa loucura. Seja bem vindo ao Zoológico Bíblico!!

- O primeiro animal que nós encontramos são os JUMENTOS. Geralmente nós associamos o jumento com um animal burro (jumento ou burro?), um animal pouco inteligente.


Mas olha o que aconteceu em Números 22. O profeta Balaão estava indo amaldiçoar o povo de Israel a pedido do rei Balaque. Contra a vontade de Deus Balaão pegou sua jumentinha e foi. Por três vezes um anjo apareceu no caminho com uma espada na mão para matar Balaão, mas o mais interessante era que só a jumenta via o anjo!! A cada vez que o anjo aparecia no caminho, a jumenta o driblava saindo da estrada. E as três vezes Balaão bateu nela com a vara.

Até que a jumenta não aguentou, olhou pra Balaão e falou: Poxa cara! Por que você já me bateu 3 vezes? Eu sou sua jumenta há anos e quando você me viu agir assim?? Eu salvei você 3 vezes da morte e você me batendo? Seu burro.

E naquela hora o anjo apareceu a Balaão e ele viu que a jumenta o havia salvado. Esse texto nos mostra que quando somos teimosos e desobedecemos a palavra de Deus, Ele faz você ouvir a voz dele, mesmo que seja através de um ser irracional! Mas quando isso acontece fica muito feio pra nós porque desprezar a voz de Deus e precisar que uma jumenta fale com você......é burrice né...

- O segundo animal que encontramos nesse zoológico louco é o CORVO. Em 1 Reis 17, Deus mandou Elias se isolar de tudo e morar na beira do rio. E Deus falou pra ele: Você vai lá e fica morando escondido até que eu mande você sair dali. Você vai tomar a água do rio e eu já pedi para os corvos trazerem comida pra você.


E a bíblia diz que toda manhã e toda noite os corvos garçons traziam pão e carne para Elias! O cara comia churrasco todo dia! Eu imagino que quando Elias via os corvos voando ali perto já pensava: Uhul! Tá chegando meu rango!

Pode ter certeza que Deus nunca vai te deixar na mão, nunca vai te desamparar! Ainda que precise mandar corvos pra te alimentar, Ele vai te sustentar sempre!



- Andando mais um pouco pelo zoológico achamos os CERVOS. A bíblia fala várias vezes sobre esses animais e em Salmos 42:1 está escrito: “Assim como o cervo anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.”


Davi está mostrando para nós que da mesma maneira que o cervo procura incansavelmente e unicamente por águas correntes, nós devemos buscar e desejar as águas correntes de Deus!

É interessante que o cervo não busca poças de águas perto de rios, ou qualquer água parada no meio do caminho, mas busca ÁGUAS CORRENTES. Estas são águas sempre novas e que se renovam a todo segundo! É esse tipo de água que Deus quer nos dar, águas que SE renovam e TE renovam sempre!  

O desejo de Deus é que a cada manhã sua mente, sua força e sua alegria sejam renovadas. Você só vai esquecer o passado, as águas passadas, se você estiver bebendo de águas correntes. Pense nisso!



- Outro animal presente no zoológico bíblico é o PEIXE. Hoje o peixe serve de alimento e até enfeite no aquário, mas no zoológico onde estamos ele é muito mais importante. Se você conhece a história de Jonas, sabe do que eu estou falando.


Como Jonas desobedeceu a Deus não indo para Nínive, ele foi jogado no mar e Deus mandou um grande peixe que o engoliu. Ele ficou 3 longos dias e 3 longas noites no estômago do peixe e ali ele se arrependeu por ter desobedecido a Deus. E nessa situação qualquer um se arrependeria!

O mais importante é que, já que Jonas não obedeceu a voz de Deus, Deus apelou pro peixe. Mais uma vez o criador usando a criatura irracional para ensinar a criatura racional! Depois dessa, Jonas pensou duas vezes antes de desobedecer a Deus novamente!




- Continuando nosso passeio pelo zoológico, encontramos um animal tão banal, tão comum,  mas que foi responsável pela mudança da vida de um homem. Esse animal é o GALO.


O galo aparece raríssimas vezes na bíblia, umas duas vezes só, mas quando entra em cena ele arrebenta!! Em toda história da vida de Jesus nos evangelhos o galo fica escondidinho, sem falar nada e sem fazer barulho, mas em Lucas 22:60 nós encontramos a pregação mais tremenda, impactante e sobrenatural  que mudou a vida de Pedro. Vou transcrevê-la pra vocês: “CÓÓCÓÓRICÓÓÓÓÓ!!”  Sentiu o poder aí??

Pois é. Pedro andou 3 anos com Jesus e o negou 3 vezes quando estava sendo levado para a crucificação e na mesma hora o galo cantou. Pedro, então, se lembrou que Jesus tinha dito que antes que o galo cantasse, Pedro o iria negar 3 vezes. A bíblia diz que Pedro “chorou amargamente”.

Como pode uma pessoa viver com Jesus 3 anos e só se converter verdadeiramente depois de ouvir a pregação de um galo??? Mas é exatamente assim que Deus faz. E você? Vai servir a Deus espontaneamente e de coração, ou vai esperar o galo cantar??



- O último animal que encontramos aqui é a COBRA. Em Atos 28 Paulo chega de navio em uma terra desconhecida e é recebido muito bem pelos habitantes (tipo Pedro Álvares Cabral chegando no Brasil). E como estava chovendo e fazendo muito frio, ele resolve pegar uns galhos e gravetos pra fazer uma fogueira. E com o calor do fogo, uma cobra sai do meio dos gravetos e gruda na mão de Paulo!


Todo mundo olha e começa a ficar assustado! E Paulo balançando a mãozona em cima do fogo pra que a serpente desgrudasse! E o povo começa a pensar: coitado...escapou dos perigos do mar e Deus vai matar ele do mesmo jeito!Daí surgiu a expressão “nadou, nadou e morreu na praia” (brincadeira).

E finalmente a cobra desgruda da mão de Paulo a nada acontece com ele! Todos esperavam que sua mão inchasse, mas não. Nada aconteceu. Pode ser que Paulo tenha pensado no que Jesus disse; que quem cresse pegaria em serpentes e nada aconteceria (Marcos 16:18).

Muitas vezes nós não acreditamos no que Deus fala e precisa que venha a provação pra que possamos comprovar que a palavra de Deus é verdadeira! Mas não espere uma cobra grudar na tua mão pra que você creia em Deus! Creia e dependa 100% Dele!



Espero que através deste pequeno estudo Deus possa ter ministrado o seu coração. Nunca esqueça que, neste mundo, Deus usa as coisas loucas para confundir as sábias, as coisas pequenas para derrotar as grandes, as coisas fracas para derrotar as fortes...os irracionais para ensinar os racionais!


Deus abençoe!

JEAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...